10 filmes que fazem você querer ouvir música

0

Listamos 10 filmes que fazem você querer ouvir música.

10. Juno (2007)

09

Vamos começar pelo fim. Porque essa é fácil de justificar, só precisamos falar da cena final de Michael Cera e Ellen Page ao violão cantando Anyone else but you, que faz a gente sair do filme cantando du du du du du…

09. Kurt Cobain: montage of heck (2015)

08

O documentário dirigido por Brett Morgen nem é lá grande coisa, quem não é iniciado no Nirvana termina o filme com uma série de lacunas sobre a origem da banda, o movimento grunge, os discos, as gravações. Mas a seleção e as inserções musicais despertam uma saudade danada do trio formado por Kurt Cobain, Dave Grohl e Krist Novoselic, fazendo você querer voltar aos anos 1990.

08. Curtindo a vida adoidado (1986)

07

A cena de Ferris Bueller (personagem de Matthew Broderick) cantando Twist and Shout dos Beatles no centro de Chicago é um clássico.

07. Quase famosos (2000)

06

Um filme de música, sobre música e com muita música. A história do crítico de 15 anos que é contratado pela revista Rolling Stones para escrever sobre a turnê da banda Stillwater naturalmente seria recheada de músicas. Mas o que faz Quase famosos estar nesta lista são as cenas em que a banda faz as pazes no ônibus cantando Tiny dancer de Elton John e quando William descobre os discos da irmã e põe pra tocar Tommy do The Who.

06. Simonal – ninguém sabe o duro que dei (2009)

062

Se você nasceu na década de 1980, é bem provável que você tenha crescido sob a sombra da ignorância de um dos maiores nomes da música brasileira. O documentário de Micael Langer, Calvito Leral e Cláudio Manoel tem o mérito de explicar porque Wilson Simonal foi posto na geladeira, mas de, principalmente, resgatar a sua música.

05. Mesmo se nada der certo (2013)

04

A história do produtor musical decadente Dan (Mark Ruffalo) que vê a oportunidade retomar sua carreira ao assistir à apresentação da tímida Gretta (Keira Knightley) é o fio condutor dessa aventura musical. No espírito do faça-você-mesmo, eles decidem gravar um disco ao vivo, em diversos lugares da cidade para dar um tom mais real ao álbum. Uma homenagem à música.

04. Encontros e desencontros (2003)

042

Não vou nem falar de Scarlett Johanson. A cena de Bill Murray no karaokê cantando More than this é tão preciosa que a música vem escondida, como um pequeno tesouro secreto, na trilha sonora do filme.

 

03. À prova de morte (2007)

03

Acho que todo filme de Quentin Tarantino teria lugar nessa lista, mas, pra não deixá-la monotemática, elegemos À prova de morte. Por quê? Bom, basta assistir às cenas em que a personagem Jungle Julia sacode os cabelos em frente a jukebox ao som de Baby it´s you e a lap dance da atriz Vanessa Ferlito na música Down in Mexico.

02. Jovens, loucos e rebeldes (1993)

02

Por ser um filme sobre estudantes no último dia de aula, em 1976, a música está presente em tudo o que eles fazem, aparece nos diálogos despretensiosos e tão simbólicos que caracterizam os filmes do diretor Richard Linklater, no espírito contestador da época, nas referências simbólicas, no apelido do protagonista Randall “Pink” Floyd, na vontade dos personagens em ir ao show do Aerosmith. Essa devoção acaba se traduzindo em cenas marcantes como a abertura ao som de Sweet Emotions do Aerosmith, da entrada na sinuca do personagem de Matthew McConaughey com Hurricane de Bob Dylan, ou dos rolés de carros ouvindo Low Rider do War.

01. Control (2007)

01

Um filme sobre o Joy Division provavelmente já garantiria espaço nesta lista. Considerando-se a ótima atuação de Sam Riley no papel do vocalista Ian Curtis (com direito às danças robóticas de Curtis nas apresentações ao vivo) e a perspicácia do diretor Anton Corbijn no uso das músicas, explorando as várias etapas da criação; o filme Control fica com a primeira colocação. [/box]

Compartilhe

Sobre o autor

Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, onde desenvolveu pesquisa sobre narrativa em literatura eletrônica. É um dos fundadores do Vacatussa, integrou a equipe do programa de rádio Café Colombo, passou pelas redações dos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco.

Comente!