A engenhoca, de Thiago Corrêa Ramos

0

Sinopse:

O livro A engenhoca, escrito por Thiago Corrêa Ramos e ilustrado pelo artista pernambucano Victor Zalma, conta a história de Nicolau, que só tinha olhos para o céu e a cabeça voltada para a lua. Mas que, ao se tornar pai da pequena Aurora, precisa aprender a lidar com questões da vida terrena comum. Dividido entre o trabalho de observar o céu e os cuidados com a filha, ele então decide criar uma máquina para solucionar seu problema.

A engenhoca é o primeiro livro de Thiago Corrêa Ramos para o público infantil. A história de Nicolau e da pequena Aurora surgiu durante as madrugadas em claro, enquanto o autor colocava sua primeira filha pra dormir. Nessa transformação para a ficção, o autor se vale de elementos da astronomia para falar sobre o processo de mudança que ocorre na vida após a chegada de um bebê, levantando questões sobre a paternidade, as dificuldades enfrentadas na primeira infância e a importância da criação de vínculos afetivos com os filhos.


SOBRE O AUTOR

Thiago Corrêa Ramos nasceu em São Bernardo do Campo-SP, em 1981, mas sempre morou em Pernambuco. É pai de duas meninas, jornalista, mestre em Teoria da Literatura e um dos fundadores do Vacatussa, onde atua como crítico e editor. Escreveu a biografia Gilvan Lemos: o último capítulo (Cepe, 2017) e tem contos publicados nos livros Recife conta São João (FCCR, 2008), Possibilidades da fotografia contemporânea (Itaú Cultural, 2009), Tempo bom (Iluminuras, 2010), Ficção em Pernambuco (Paés, 2013), Inquebrável: Estelita para cima (Mariposa Cartonera, 2014) e Antologia Carrero com 70 (GPA, 2018).

SOBRE O ILUSTRADOR

Victor Zalma nasceu no Recife-PE, em 1984, onde voltou a morar após longa temporada em São Paulo-SP. Como artista visual, gosta de observar os trejeitos humanos e usar suas pesquisas musicais de DJ para que seus desenhos pareçam vir acompanhados de uma trilha sonora e sugestão de sons. Capas de discos, cartazes para shows, caricaturas de clássicos do reggae e do jazz compõem uma larga extensão de sua produção, além de ilustrações para livros, colagens, instalações e projeções de desenhos ao vivo. Seu estilo vai do simples e suave ao denso e caótico, do Chet Baker ao Miles Davis.


DADOS TÉCNICOS

Título: A engenhoca
Autor: Thiago Corrêa Ramos
Ilustrador: Victor Zalma
ISBN: 978-85-93452-01-7
Lançamento: 6 de abril de 2019
Páginas: 44
Formato: 20cm x 20cm
Miolo: Papel couchê fosco 115 g/m²
Capa: Papel cartão 300g/m², com laminação fosca
Acabamento: Grampo

O que você achou do livro?

0%
0%
Awesome
  • Avaliação dos visitantes (Avaliações)
    0
Compartilhe

Sobre o autor

Comente!