Convocatória para a Revista Vacatussa, n. 14

63

Quer publicar na REVISTA VACATUSSA? Chegou a oportunidade. Está aberta a convocatória para a 14ª edição da REVISTA VACATUSSA. Com a proposta de descobrir novos autores, a REVISTA VACATUSSA tem apostado, desde o seu 4º número, em seleções públicas de textos. Baseado numa ampla divulgação para atrair escritores e um processo de seleção rigoroso, a estratégia tem se mostrado eficiente, ampliando o horizonte de colaboradores da revista, elevando o nível de qualidade das publicações e descobrindo novos valores da literatura. Ao todo, nas páginas das 12 edições publicadas da REVISTA VACATUSSA, já foram impressos 116 textos (entre contos, crônicas e poemas) de 83 escritores diferentes – incluindo nomes premiados como Everardo Norões (Prêmio Portugal Telecom), Ronaldo Correia de Brito (Prêmio São Paulo de Literatura), Marcelino Freire (Prêmio Jabuti), Débora Ferraz (Prêmio Sesc e Prêmio São Paulo de Literatura), Carol Rodrigues (Prêmio Jabuti) – e 112 ilustrações. Atualmente, o projeto conta com incentivo do Funcultura.

REGULAMENTO:

  1. Serão aceitos textos dos gêneros conto, poesia e crônica;
  2. Cada autor só poderá enviar um único texto (seja ele conto, poema ou crônica);
  3. O texto deve respeitar o limite de 4.500 (quatro mil e quinhentos) caracteres (com espaço);
  4. O texto deve ser enviado em arquivo de Word (.doc ou .docx);
    • O arquivo deve ser nomeado com o nome do autor seguido pelo título do texto. Exemplo: “Fulano de Tal – Título da obra”;
  5. O texto deve estar de acordo com o seguinte formato:
    • Fonte: Times New Roman;
    • Tamanho da fonte: 12 (doze);
    • Espaçamento entrelinhas: 1,5 (um e meio);
  6. Os textos devem ser enviados para o e-mail vacatussa@gmail.com até o dia 5 de novembro;
  7. Os autores dos textos selecionados receberão a quantia de R$ 300 (trezentos reais) pela cessão de direitos autorais, mediante apresentação de documentação complementar;
Compartilhe

Sobre o autor

Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, onde desenvolveu pesquisa sobre narrativa em literatura eletrônica. É um dos fundadores do Vacatussa, integrou a equipe do programa de rádio Café Colombo, passou pelas redações dos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco.

63 Comentários

    • O contrato que usamos estabelece que o autor nos concede o direito de publicação do texto (pra revista, pro site ou outro meio), mas o texto continua sendo do autor, podendo ele, inclusive, vender seus direitos ou publicar onde ele quiser.

  1. Bom dia! Gostaria de esclarecer duas dúvidas: no caso de um poema longo, dividido em 5 partes (com subtítulos), ele será considerado como texto único, certo? E caso já tenha sido publicado, posso/devo mencionar sua publicação original?
    Obrigado.

    • 1: Provavelmente, Paulo. Mas já houve caso em que entramos em contato com o autor para publicar apenas um trecho do texto enviado. Claro, só fazemos isso com o consentimento do autor.

      2: Fica a critério do autor.

  2. Olá, td bom?
    Não entendi bem essa clausula 7 do regulamento. (Os autores dos textos selecionados receberão a quantia de R$ 300pela cessão de direitos autorais, mediante apresentação de documentação complementar).
    Isso quer dizer que perdemos o direito sobre o texto, não podendo usá-lo mais em outras mídias ou meios? Ou “essa cessão de direitos autorais” refere-se somente a publicação dele em um único número da revista e depois podemos usá-lo como e quando quisermos?

    Obrigado

    • Não, Marcos. O texto continua sendo seu. O contrato apenas estabelece que o autor nos concede o direito de publicação dele (pra revista, pro site ou outro meio), mas o texto continua sendo do autor, podendo ele, inclusive, vender seus direitos ou publicar onde ele quiser.

  3. João Alderney Pires em

    Gostaria de enviar texto para a Convocatória mas estou no aguardo da resposta ao meu e-mail de 18.10.17. Obrigado pela atenção.

  4. João Alderney Pires em

    Caro Thiago, você já me respondeu acima, 27.10.17 às 17h07. Estou satisfeito, envio matéria amanhã. Obrigado, forte abraço.

  5. Augusto Cesar em

    Olá,

    Para esta edição de n° 14, quando serão divulgados os textos selecionados? Quantos textos serão selecionados? Existe ou existirá também publicação impressa (em papel)? Para os autores selecionados, haverá emissão de certificado? Não havendo, é possível emiti-lo se for o caso de solicitação por parte do autor?

    Agradeço as respostas às minhas indagações.

    • Vai depender muito do número de inscritos, mas acredito que o resultado deve sair no início de dezembro. No mínimo, serão selecionados 10 textos. Talvez esse número aumente, a depender da qualidade dos textos e da diagramação. Não fazemos certificado, pois entendemos que a publicação do texto já é uma comprovação. Mas se quiser, podemos providenciar.

  6. Francisco Roque em

    Poderei inserir uma foto ilustrativa, do Google, mas que é legal, no texto (no canto superior direito)?

      • Francisco Roque em

        Enviei-vos o texto, contendo a referida foto ilustrativa. Espero que, se o texto for aprovado, retirem essa ilustração, ficando o texto “corrido”.

  7. Boa noite. Pretendo saber se estão abertos à participação de autores estrangeiros. Sou português, tenho dois livros de poesia e prosa poética publicados em Portugal e gostaria de participar com o envio de um trabalho. Desde já, os meus parabéns pela iniciativa em prol da cultura e da literatura.

  8. João Alderney Pires em

    Prezado Thiago, vi que você é jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, com passagens pelas redações da Folha e do Diário, tem, portanto, competência para julgar os textos em prosa. Não me entenda mal, mas e os poemas? É preciso muita cancha para julgá-los, não só a oração, mas as técnicas: a métrica não pode deixar de contemplar fenômenos de elisão, crase, sinalefa, ectlipse, sinérese etc; o ritmo precisa ser eleito e mesclado, de preferência, com outros; as rimas ricas devem prevalecer, se possível totalizar. Quando se trata de Poesia Moderna, se são versos brancos, também devem se submeter àquelas análises, exceto quanto à rima, inexistente. Agradeço sua atenção e aguardo.

  9. Boa noite!

    Todos os meus contos ultrapassam o limite de caracteres sugerido no regulamento em dois ou três mil. O limite é taxativo?

    • Olha, claro que a gente não vai desconsiderar um texto por ter alguns caracteres a mais. Mas 2 mil a mais já é muito. Por ser uma revista impressa, temos limite de páginas e de orçamento.

  10. Bom dia Thiago,
    Gostaria de saber se posso mandar um poema (música) que fiz para homenagear a escola de Samba Portela e a Cantora Clara Nunes para concorrer é inédita, sou escritora de Presidente Prudente/SP.

  11. Texto enviado. É um prazer participar. Queria a confirmação do recebimento, será que pode checar? Mandei hoje (3/11/2017) com assunto: Convocatória para a Revista Vacatussa, n. 14.
    De: Gabriela Gurgel. (gabygurgell14@gmail.com)

  12. Francisco Roque em

    Olá!
    Por favor, Thiago Corrêa, informe-me se foi recebido o texto que enviei (crónica), para o concurso em questão.
    Como referi já, podem retirar do texto, à vontade, a foto ilustrativa que nele inseri.

    Cumprimentos.

Comente!