Dicas de presentes, por Hugo Viana

0

O fim de ano chega com dinheiro no bolso do décimo terceiro e expectativas de dar e receber presentes no Natal e nos amigos secretos. Para facilitar sua vida na hora de escolher um presente, nós, editores do site Vacatussa, resolvemos fazer uma lista para vocês deixarem uma boa impressão no jantar de Natal e nas confraternizações da firma. Como não poderia deixar de ser, as listas são compostas apenas por livros.

Batman

Em 2014, o Homem Morcego completou 75 anos; assim, novas tiragens de edições clássicas reapareceram nas livrarias. Destaque para Ano um e Asilo Arkham. Em janeiro de 2015 deve ser lançada outra ótima narrativa de Batman: O longo Halloween.

Poesia

A poesia vem perdendo espaço no mercado editorial, mas a qualidade dos poetas continua evidente. Os livros de Samarone Lima são boas opções: Tempo de vidro e Praça azul. Sentimental, de Eucanaã Ferraz, é outro bom exemplo de poesia fascinante.

Ficção

Dois bons livros foram lançados em 2012 sem o devido destaque: País sem chapéu, do haitiano Dany Laferrière, e Crônica de um vendedor de sangue, do chinês Yu Hua. São livros que apresentam enredos influenciados pelas tradições culturais de cada país, misturando afeto, história e política.

Clássicos

Caetano Galindo traduziu recentemente dois livros importantes: Ulysses, de James Joyce, e Graça infinita, de David Foster Wallace. São obras que compartilham ambições dos autores, experimentos nos modos de narrar e relevância em momentos distintos na história da literatura.

Ensaios

O espaço do ensaio na literatura brasileira permanece relativamente pequeno, embora tenhamos grandes livros e autores. Um dos destaques recentes é Romance com pessoas, de José Luiz Passos, uma reflexão sobre diferentes aspectos da obra de Machado de Assis.

Compartilhe

Sobre o autor

Jornalista. Escreve sobre literatura e cinema no caderno de cultura do jornal Folha de Pernambuco desde 2009.

Comente!