O coelho e o leão, de Julio Cavani

0

Sinopse:

O coelho e o leão marca a estreia do jornalista, crítico e cineasta Julio Cavani na literatura. Nesse seu primeiro livro, ele investe no universo infantil, criando uma fábula sobre animais do zoológico. A obra traz ilustrações da Lorota, dupla das artistas pernambucanas Juliana Calheiros e Karen Zlochevsky, e edição da VACATUSSA.

O livro conta a história de um leão. Apesar da pose de predador que lhe dava o título de Rei do Zoológico, proporcionada pela força do seu rugido, dos dentes e garras afiadas; o leão guardava um segredo. Com a chegada de um coelho muito corajoso, o segredo é colocado à prova. Assim, em meio a esse mistério, Julio Cavani convida o público infantil a um diálogo direto, na busca por desconstruir imagens do reino animal.

A ideia do livro surgiu durante as gravações do curta-metragem História natural, que usou como locação o Parque Dois Irmãos. Lá, Julio Cavani soube do programa implementado pelos funcionários do zoológico para desenvolver a condição de predador do leão Leo, inserindo coelhos e galinhas vivas em sua jaula.

O coelho e o leão foi inicialmente publicado em 2014 apenas na internet, fruto de uma ação de divulgação da Lorota. Com a parceria da editora VACATUSSA, a história chega pela primeira vez em formato de livro, para compor a Coleção Aurora, que visa oferecer ao público histórias para serem lidas antes de dormir, servindo de ponte para a aproximação entre adultos e crianças, iluminando a escuridão das noites para o caminho dos sonhos e da imaginação.


SOBRE O AUTOR

JULIO CAVANI é um menino grande que nasceu no Recife-PE, lá em 1980. Quando cresceu, decidiu ser jornalista, escritor e cineasta porque gostava de contar histórias. Fez os filmes História Natural (ficção, 2014) e Deixem Diana em Paz (animação, 2013), que brilharam nas telas de mais de 50 festivais, incluindo os de Brasília, Gramado e Clermont-Ferrand. Atualmente é o curador do festival de cinema de animação Animage, porque gosta de ver desenho.


SOBRE AS ILUSTRADORAS

LOROTA é a dupla formada em 2009 pelas artistas pernambucanas Juliana Calheiros e Karen Zlochevsky, que hoje moram em São Paulo-SP. Elas fazem design, ilustração e motion. O trabalho delas é desenhar e colorir com computador, lápis, canetas, tesouras, papel e outros materiais. Criam personagens, cenários, histórias e um monte de coisas legais para deixar livros, filmes, sites, objetos e lugares mais bonitos e divertidos. Para conhecer o trabalho delas, acesse: lorota.com.br


DADOS TÉCNICOS

Título: O coelho e o leão
Autor: Julio Cavani
Páginas: 32
Formato: 20cm x 20cm
Miolo: Papel couchê fosco 150 g/m²
Capa: Papel cartão 300g/m², com laminação fosca
Acabamento: Grampo

Compartilhe

Sobre o autor

Comente!