Os dez livros e filmes distópicos mais importantes de todos os tempos (Revista Wired)

0

RobotO site da revista Wired fez uma listinha com os 10 mais importantes filmes e livros distópicos. No futuro, o que haverá para a humanidade? Séculos de entendimento e harmonia, ou séculos de poluição, corrupção e violência? A pergunta sobre o porvir é um dos temas mais importantes da ficção científica. Se em livros como Encontro com Rama, de Arthur C. Clarke, ou em seriados como Star Trek, o desenvolvimento científico traz consigo paz entre as nações humanas e o fim das disparidades sociais, o caminho da distopia, porém, parece render as obras mais instigantes do gênero, como comprova a seleção feita pela revista. Para conferir a lista, clique aqui.

E no caso específico da literatura brasileira, quais seriam nossas grandes obras distópicas? Certamente, romances como o polêmico O presidente negro, de Monteiro Lobato, ou Não verás país nenhum, de Ignácio de Loyola Brandão, entrariam na lista com certeza.

Que outras obras brasileiras distópicas vocês destacariam?

 

Compartilhe

Sobre o autor

Escritor, crítico literário e professor. É doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE. Participou da revista Granta – Melhores Jovens Escritores Brasileiros e atuou como pesquisador-visitante da University of California, Berkeley. Editou as revistas experimentais Crispim e Eita!. Tem textos publicados na Inglaterra, Estados Unidos e Argentina. Atualmente edita o site Vacatussa.

Comente!