Texto e imagens da literatura infantil

0

Narrativas para crianças costumam sugerir alegorias para o amadurecimento, metáforas sobre temas complexos, recriando a realidade com o objetivo de passar mensagens. É um pouco a meta do escritor e ator Luciano Pontes em seu livro mais recente, que será lançado hoje, às 15h30, no Museu de Arte Moderna Aluísio Magalhães (Mamam): a publicação Belizbel. Na ocasião, acontece também uma oficina de origami, com Eva Duarte (assunto abordado no livro), e apresentação musical com o grupo Eugênio Duo.

No livro, o autor narra a trajetória de um garoto de rua em busca de algo essencial que ele desconhece. “Tem uma questão social, pelo fato do garoto ser catador de papel, mas busquei a poesia que isso me sugeria e não o social em si. Belizbel encontra o teatro e descobre o mundo que estava na sua frente e ele nem sabia. Quantas vezes isso acontece nas nossas vidas: temos as oportunidades e não sabemos lidar por não perceber a dimensão das coisas”, comenta o autor.

Este é o oitavo livro escrito por Luciano e o primeiro em que ele assina, também, os desenhos. “Escrever tem relação com produzir imagens”, sugere. Até confirmar seu traço, entre o estudo e a finalização, Luciano passou três anos. Nesse período, o autor se inspirou por trabalhos, estudos e oficinas. “Frequentei aulas no ateliê da artista plástica Badida, fui curador da programação infantil do Festival A Letra e a Voz do ano passado, amigos ilustradores colaboraram”, lista.

Compartilhe

Sobre o autor

Jornalista. Escreve sobre literatura e cinema no caderno de cultura do jornal Folha de Pernambuco desde 2009.

Comente!