Trilogia da Febre, de Cristhiano Aguiar

0

 

SINOPSE

O livro de contos Trilogia da Febre, do escritor Cristhiano Aguiar, está à venda na Amazon em formato e-book.

Os contos reunidos na Trilogia da Febre foram escritos entre 2018 e 2020. Embora sejam situadas em períodos históricos distintos, as narrativas dialogam com a profunda crise dos tempos atuais, servindo como uma alegoria das incertezas e desafios que vivemos hoje.

No primeiro conto, Anda-luz, ambientado no interior da Paraíba na década de 1930, uma criança precisa atravessar um Nordeste devastado por uma pandemia a fim de entregar um bilhete a um cangaceiro. Ao longo da caminhada, a criança aprenderá sobre morte, sobrevivência e generosidade. O conto seguinte, As onças, mistura realismo mágico e narrativas de terror para contar as tentativas de sobrevivência de uma médica e sua filha numa cidade invadida por onças misteriosas.

Por fim, o último conto da coletânea, Firestarter, traz um monólogo delirante de um homem que, num futuro próximo, percorre estradas obcecado em fotografar e classificar incêndios. A edição conta ainda com posfácio do escritor Sidney Rocha.

Por estarmos em meio ao isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus, o livro sai apenas em versão e-book, disponível na Amazon. O livro é vendido pelo preço de R$ 9,90 e toda a renda obtida com os royalties das vendas serão convertidas em doações a grupos e iniciativas sociais que atuam em Pernambuco para amenizar as consequências da pandemia entre pessoas em situação de rua, na distribuição de quentinhas, roupas e utensílios de higiene pessoal.


COLEÇÃO SOLIDÁRIA

O volume de contos Trilogia da Febre integra a Coleção Solidária, da Vacatussa. A ação foi idealizada pelo  escritor Diogo M. de Almeida, que inaugurou a coleção com o livro de contos Restos de Família.

Por acreditar que a literatura pressupõe diálogo, capaz de promover a conversa entre seres de diferentes épocas, culturas, espaços e classes sociais; a Coleção Solidária foi pensada como vetor de transformação, não apenas no campo das ideias, mas também como forma de arrecadação de fundos a serem destinados para doação ao Samaritanos Recife, grupo que tem se dedicado aos cuidados de pessoas em situação de rua.


SOBRE O AUTOR

Cristhiano Aguiar nasceu em Campina Grande-PB, 1981. Formado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em Letras pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é escritor e professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atualmente reside em São Paulo. Publicou o livro de contos Na outra margem, o Leviatã (Lote 42, 2018) e também o livro teórico Narrativas e espaços ficcionais: uma introdução (Editora Mackenzie). Em 2012, participou da antologia Granta: os melhores jovens escritores brasileiros. Escreve sobre literatura para a Revista Pessoa e para o Suplemento Pernambuco.

Compartilhe

Sobre o autor

Jornalista e mestre em Teoria da Literatura pela UFPE, onde desenvolveu pesquisa sobre narrativa em literatura eletrônica. É um dos fundadores do Vacatussa, integrou a equipe do programa de rádio Café Colombo, passou pelas redações dos jornais Folha de Pernambuco e Diario de Pernambuco.

Comente!